IRINY LOPES: UMA MULHER JUSTA.
A Revista ISTOÉ desta semana traz uma excelente entrevista com a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes. A polêmica começou quando a Ministra pediu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária que tirasse do ar o comercial da “Hope”, aquele em que a modelo Gisele Bündchen aparece como esposa, e que para acalmar o marido, fica de calcinha e sutiã.
Iriny Lopes não está discriminando a roupa veiculada no comercial, nem está querendo fazer apologia ao “falso” moralismo, mas apenas querendo ser justa, pois em sua opinião, o comercial é machista, uma vez que deixa subentendida a necessidade de a mulher persuadir o homem usando o corpo, como se esta não tivesse condição de pelo diálogo conseguir resolver uma situação conflitante.
“A publicidade é do produto, não da mulher. A hope poderia ter feito outro tipo de exibição durante o comercial da Gisele [...]. O problema é o conteúdo de certo e errado, que induz à compreensão equivocada de que as mulheres precisam do corpo como instrumento, em primeiro, segundo e terceiro lugar, para se impor. E que erotização pode reduzir uma reação mais violenta [...]. A propaganda estrelada pela Gisele é preconceituosa, pretende ser bem-humorada, mas estimula nas próprias mulheres a ideia de que precisa estar erotizada para superar, ganhar ou neutralizar uma reação negativa”. Disse a ministra Iriny Lopes (ISTOÉ, Nº 2187, 12/10/2011).
A mulher hodierna não precisa usar o corpo para resolver suas dificuldades, ela precisa, sim, usar o cérebro para resolver suas questões, inclusive as matrimoniais, pois uma mulher inteligente, dinâmica e produtiva impõe respeito tanto ao seu companheiro, quanto às pessoas ao seu redor. É o caso da nossa ministra que está fazendo a diferença por ser capaz, responsável e inteligente.
Mulheres brasileiras, tenhamos orgulho das “nossas” mulheres que estão no poder e estão fazendo algo mais por nosso País. Que elas sirvam de exemplo àquelas que ainda estão APENAS de avental (não que eu seja contra às tarefas domésticas, mas que essas tarefas não impeçam o nosso crescimento intelectual).
Portanto,vamos à luta contra o preconceito e o machismo.
Beijo no coração,
Virgínia Macedo.
Jampa, 11 de outubro de 2010.
Este blog está a serviço da educação, da religião, e daqueles que são sensíveis e que amam a poesia, e a vida como ela é. "Porventura, não é este o jejum que escolhi: [...]que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados,e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda..." (Isaías 58:6-8)
Pesquisar este blog
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
LEITURA OBRIGATÓRIA
- - A Bíblia Sagrada
- - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
- - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
- - O Nome da Rosa
- -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
- - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
- - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
- - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
- - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
- - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
- - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
- - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;
FILMES INTERESSANTES
- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).
1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?
2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO
PRODUÇÃO INICIAL
3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)
1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?
4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.
PRODUÇÃO FINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.