Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de julho de 2009

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS




RELATÓRIO TP3 - DIA 04/07/2009

Iniciamos nossas atividades às 8 horas, tivemos um intervalo para o almoço e retornamos às 13 horas, tendo a oficina encerrado às 17 horas.


Começamos a oficina com um texto descritivo, cujo suporte foi a tela do computador. Todos os participantes puderam clicar e perceber que surgia um texto dando as suas características psicológicas. Todos refletiram sobre o tipo descritivo de forma interativa e prazerosa.Trabalhamos o gênero digital e-mail na sala de informática e aproveitamos para ajudar alguns cursistas a fazerem um endereço de e-mail.


A partir desta atividade, iniciamos as reflexões sobre os tipos textuais, dos quais o injuntivo foi o mais requisitado, por ser pouco conhecido. Aproveitamos para expor um pouco da teoria apresentada por Marcuschi e Travaglia.


Refletimos também sobre a estrutura do tipo narrativo apresentado por Fiorin e Platão,o que despertou bastante interesse dos cursistas, pois, a maioria não conhecia a classificação abordada por esses autores.

Em seguida, os grupos analisaram contos visando o estudo dos elementos estruturais apresentados pelos autores mencionados.


Apresentamos ainda um quadro com as características e o núcleo dos tipos relacionados e discutimos um pouco sobre o que Marcuschi denominou de "Heterogeneidade tipológica" e "intertextualidade intergêneros".


Trabalhamos algumas atividades do TP3 - unidades 11 e 12 e discutimos sobre algumas atividades sugeridas no AAA3 e sua aplicabilidade na sala de aula.


Os cursistas analisaram os textos sugeridos e selecionaram alguns a serem trabalhados nesta semana com seus alunos, e discutimos algumas estratégias a serem feitas em sala de aula.

Durante a oficina nº 6, por termos voltado de um recesso escolar, apenas um cursista apresentou suas atividades realizadas em sala, enfatizando as dificuldades enfrentadas com a classe ao realizar a "nova" modalidade do processo ensino/aprendizagem sugerida pelos TPs.

Antes do encerramento, agendamos já para esta semana as visitas às salas de aula e apresentamos o assunto do próximo TP, ao mesmo tempo em que relembramos a necessidade de os cursistas dispensarem 5 horas para o estudo de cada unidade a ser discutida na próxima oficina, como também a metodologia a ser aplicada em suas aulas.


Encerramos com uma mensagem reflexiva.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ