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domingo, 2 de agosto de 2009

PROCEDIMENTOS DE LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL - TP4

TP 4 - UNIDADE 15 - PROCEDIMENTOS DE LEITURA: criação de habilidades leitoras.
UNIDADE 16 - A PRODUÇÃO TEXTUAL













o1/08/2009

A oficina para estudar as unidades 15 e 16 do TP4 teve início às 8 horas da manhã com uma breve revisão da oficina passada. Explicado o tema e objetivos das unidades a serem estudadas, solicitamos das cursistas uma atividade na qual elas deveriam ordenar as estrofes de músicas que foram cantadas por Roberto Carlos em seu show Roberto Carlos: 50 anos de carreira. Escolhemos essas músicas porque a maioria das nossas cursistas faz parte daquela geração.

Divididas em dois grupos, colocaram a música em ordem lógica, com início, meio e fim; depois fizeram um painel e, em seguida, colocamos a música para verificar se a ordem das estrofes organizadas pelas cursistas estavam de acordo com a música. A atividade foi bastante prazerosa e pudemos perceber que esta estratégia é muito boa para trabalhar com os alunos (obviamente com textos de acordo com a faixa etária) a fim de que os mesmos verifiquem a importância da ordem lógica do texto para a sua compreensão.

Em seguida, os grupos fizeram a atividade 8 do TP4, que utilizou essa mesma estratégia, ou seja, a ordenação de parágrafos. Os grupos apresentaram estruturas diferentes, porém com algumas inadequações. Sugerimos que fizessem em suas salas o Avançando na prática, da página 142, e a atividade do AAA do professor da página 97.

Foram feitas, logo após, as discussões com relação ao tema das unidades: procedimentos de leitura para ajudar o aluno, para levá-lo a estrutura do texto, para ler para aprender e, finalmente, a produção textual. A discussão foi bastante válida, uma vez que a teoria apresentada pelo TP4 tirou dúvidas quanto à criação de habilidades leitoras e para a escrita.

Dentre as sugestões do TP4, trouxemos o conto de Ruth Rocha Admirável mundo louco, para que elas conhecessem toda a história, já que foi apresantado apenas uma parte do conto no TP4. Também trouxemos um resumo do livro base de onde a autora se inspirou para elaborar seu conto: o livro Admirável mundo novo, de Aldous Huxley.

Logo após, a cursista Geuza fez seu relato de experiência mostrando o texto trabalhado e as estratéfgias usada para as atividades desenvolvidas em sala; ela trouxe os textos produzidos por seus alunos e falou do envolvimento de sua turma.
As demais cursistas fizeram um relato, mas não puderam apresentar ainda os textos dos alunos.

Fizemos a leitura do texto Por que meu aluno não lê? do Ampliando nossas referências, onde fizemos uma reflexão.

Dando prosseguimento, trabalhamos o texto Causo mineiro, que aborda um tema regionalista e a questão dos sentidos do texto necessários à compreensão do interlocutor. Segue abaixo o texto:


(QUEM ENTENDER ESTA MENSAGEM É UM VERDADEIRO MINEIRO!)


CAUSO MINEIRO

Sapassado, era sessetembro,
taveu na cuzinha tomando uma pincumel
e cuzinhando um kidicarne cumastumate
pra fazer uma macorronada cum galinhassada.
Quascai de susto quanduvi um barul vinde denduforno
parecenum tidiguerra.
A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá.
O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite.
Foi um trem doidimais!
Quascai dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô.
Concluímos apresentando o assunto a ser trabalhado no TP5, e solicitamos das cursistas um resumo do Ampliando nossas referências sobre estilística.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ