UNIDADE 16 - A PRODUÇÃO TEXTUAL
o1/08/2009
A oficina para estudar as unidades 15 e 16 do TP4 teve início às 8 horas da manhã com uma breve revisão da oficina passada. Explicado o tema e objetivos das unidades a serem estudadas, solicitamos das cursistas uma atividade na qual elas deveriam ordenar as estrofes de músicas que foram cantadas por Roberto Carlos em seu show Roberto Carlos: 50 anos de carreira. Escolhemos essas músicas porque a maioria das nossas cursistas faz parte daquela geração.
Divididas em dois grupos, colocaram a música em ordem lógica, com início, meio e fim; depois fizeram um painel e, em seguida, colocamos a música para verificar se a ordem das estrofes organizadas pelas cursistas estavam de acordo com a música. A atividade foi bastante prazerosa e pudemos perceber que esta estratégia é muito boa para trabalhar com os alunos (obviamente com textos de acordo com a faixa etária) a fim de que os mesmos verifiquem a importância da ordem lógica do texto para a sua compreensão.
Em seguida, os grupos fizeram a atividade 8 do TP4, que utilizou essa mesma estratégia, ou seja, a ordenação de parágrafos. Os grupos apresentaram estruturas diferentes, porém com algumas inadequações. Sugerimos que fizessem em suas salas o Avançando na prática, da página 142, e a atividade do AAA do professor da página 97.
Foram feitas, logo após, as discussões com relação ao tema das unidades: procedimentos de leitura para ajudar o aluno, para levá-lo a estrutura do texto, para ler para aprender e, finalmente, a produção textual. A discussão foi bastante válida, uma vez que a teoria apresentada pelo TP4 tirou dúvidas quanto à criação de habilidades leitoras e para a escrita.
Dentre as sugestões do TP4, trouxemos o conto de Ruth Rocha Admirável mundo louco, para que elas conhecessem toda a história, já que foi apresantado apenas uma parte do conto no TP4. Também trouxemos um resumo do livro base de onde a autora se inspirou para elaborar seu conto: o livro Admirável mundo novo, de Aldous Huxley.
Logo após, a cursista Geuza fez seu relato de experiência mostrando o texto trabalhado e as estratéfgias usada para as atividades desenvolvidas em sala; ela trouxe os textos produzidos por seus alunos e falou do envolvimento de sua turma.
As demais cursistas fizeram um relato, mas não puderam apresentar ainda os textos dos alunos.
Fizemos a leitura do texto Por que meu aluno não lê? do Ampliando nossas referências, onde fizemos uma reflexão.
Dando prosseguimento, trabalhamos o texto Causo mineiro, que aborda um tema regionalista e a questão dos sentidos do texto necessários à compreensão do interlocutor. Segue abaixo o texto:
(QUEM ENTENDER ESTA MENSAGEM É UM VERDADEIRO MINEIRO!)
CAUSO MINEIRO
Sapassado, era sessetembro,
taveu na cuzinha tomando uma pincumel
e cuzinhando um kidicarne cumastumate
pra fazer uma macorronada cum galinhassada.
Quascai de susto quanduvi um barul vinde denduforno
parecenum tidiguerra.
A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá.
O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite.
Foi um trem doidimais!
Quascai dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô.
Sapassado, era sessetembro,
taveu na cuzinha tomando uma pincumel
e cuzinhando um kidicarne cumastumate
pra fazer uma macorronada cum galinhassada.
Quascai de susto quanduvi um barul vinde denduforno
parecenum tidiguerra.
A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá.
O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite.
Foi um trem doidimais!
Quascai dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô.
Concluímos apresentando o assunto a ser trabalhado no TP5, e solicitamos das cursistas um resumo do Ampliando nossas referências sobre estilística.
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