Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2009

TP5 - UNIDADES 19 E 20

COESÃO TEXTUAL (19) E A LÓGICA DO(NO) TEXTO (20)

As atividades desta última reunião da 1ª etapa foram bastante proveitosas. As cursistas marcaram encontro em suas escolas para coleta de material trabalhado com seus alunos e para aplicação da prova a fim de proceder a diagnose.

Enviamos antecipadamente para as cursistas um resumo dos tipos de coesão textual, segundo Igendore, e algumas das relações lógicas, dentre elas trabalhamos os pressupostos, a dêixes, a anáfora e a ambiguidade. A coesão foi discutida no período da manhã juntamente com a formadora Laurinda, e as relações lógicas na parte da tarde.

Iniciamos a atividade com a leitura do texto "Bilhete complicado", de Marcos Dias, através do qual pudemos compreender a relação de interação entre os interlocutores.

Em seguida, apresentamos um objeto e a partir dele, as cursistas puderam elaborar um texto de gênero híbrido (bilhete e anúncio publicitário), utilizando linguagem verbal e não-verbal.

Trabalhamos atambém o texto "Outra do preguiçoso", cujo exercício enfatizou o uso da anáfora.
A partir das atividades sugeridas pelo TP5, trabalhamos os demais tipos de relação lógica, conforme explicitado acima.

As teorias discutidas foram embasadas no próprio TP5 e em alguns autores, como: Rodolfo Ilari (Introdução à semântica), Heronildes Maurílio (Significação e contexto) e Eunice Trevisan (Leitura: coerência e conhecimento prévio).

Encerramos nossas atividades com uma confraternização com direito a torta, salgadinhos, refrigerantes, e o sorteio de uma linda langerie.

Marcamos nossa próxima reunião (19/09) logo após a segunda fase da nossa formação com os professores da UNB.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ