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sábado, 22 de dezembro de 2012

A NOITE CHEGOU





Se as águas do oceano

Meus olhos ocupassem

Insuficientes seriam para

Derramar meu pranto

De saudade

Por ti que partiste.

Partiste sem deixar um sorriso,

Meu filho Rodolfo,

Nem vislumbrei

A beleza do teu infante rosto.

Ah, destino, como foste mau;

E quando meu fim último chegar

Como saberei quem é Rodolfo

Em meio a tantos rostos?

CASA DE ACOLHIDA





A Casa depois da pintura
Confraternização de Natal
NATAL  NA CASA
A Casa antes da pintura
Virgínia, Olga, Soraya, Miriam
Presentes para os acolhidos
A CASA DE ACOLHIDA da Prefeitura Municipal de João Pessoa é um lugar onde as pessoas em situação de rua se acolhem para receber orientação para uma reinserção na sociedade. Na casa encontram-se acolhidas pessoas de ambos os gêneros, na faixa etária de 30 a 50 anos. A Casa é coordenada pela Assistente Social Soraya Macedo, que, vale ressaltar, faz um excelente trabalho. Ela coordenou a pintura da Casa, a horta que foi feita, enfim, toda a melhoria da Casa ocorreu devido à dedicação desta assistente social.
Confraternização de Natal
horta
Confraternização Natal
A Casa após a pintura
Mônica, Olga, Soraya, Miriam
Os acolhidos recebem seis refeições diárias, atendimento psicológico, cuidados pessoais executados pelos educadores e pelas educadoras; orientação pelas assistentes sociais; capacitação para o trabalho, atendimento médico. A Casa recebe apoio de ongs que ajudam os acolhidos no que diz respeito a sua espiritualidade. Pois, de acordo com o historiador das religiões, Mircea Eliade, todo homem é religioso.
Compreendendo a espitualidade como sendo ontológica, nós realizamos  este evento, que recebeu a cantora Mônica Melo, que entoou lindos cânticos ao Senhor Jesus. Miriam tocou violão e cantou louvores a Deus.
Confraternização Natal
A confraternização aconteceu  no dia 21 de dezembro (pretenso dia do Fim do Mundo),  com direito a música, torta, refrigerantes e presentinhos, conforme as fotos. Para nós foi um privilégio estarmos junto dessas pessoas, pois a população em situação de rua é composta por pessoas como nós, ou seja, indivíduos que estão em busca de algum sentido para a vida frente à certeza do tempo e da morte. Pessoas incompletas que necessitam umas das outras, por isso precisamos acabar com o preconceito, a discriminação, o apontar de dedo, pois cada morador de rua tem sua história, um motivo que o levou a procurar a rua como a sua casa, como o lugar de acolhida, como lugar de proteção e como a mãe que alimenta e proteje. Portanto, dê à mão, ajude; em vez de criticar, procure saber a história de cada pessoa.
Este é o verdadeiro Natal,  pois o mandamento do Senhor diz: amai o próximo como a ti mesmo.
                                                                         FELIZ NATAL!


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

POEMA DA SAUDADE





Saudade boa, saudade má.

Como pode a saudade ser boa?

Sendo ela a ausência de quem se quer bem.

A saudade dói,

A saudade fere,

A saudade machuca o coração,

Embaça os olhos de emoção,

A saudade entristece a alma.

A saudade é a desesperança de

 quem voou nas asas do tempo eterno

e pensa em quem ficou,

mas sem esperança de voltar.

A saudade dói

A saudade fere

A saudade machuca o coração

Dói, dói, dói a saudade de um amor

Que deixou vazio o coração

E se foi no coração

De um outro amor. 


(Virgínia Macêdo)

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ