Pesquisar este blog

domingo, 19 de julho de 2009

RELATÓRIO TP4



























































LETRAMENTO
Sábado, dia 18/07, estivemos realizando nossa oficina, cujo estudo do TP4 unidades 13 e 14, versou sobre Letramento.
Inciamos nossas atividades com um resumo do assunto da oficina anterior. Em seguida, solicitamos dos grupos apresentação da síntese do livro de Claudemar Alves Fernandes, um livro sobre a AD, conforme acordado na oficina anterior, contudo, os cursistas disseram que houve dificuldade quanto à compreensão do assunto, já que não tinham um conhecimento prévio da disciplina. Diante das dificuldades apresentadas, fizemos uma rápida abordagem do assunto, ressaltando a questão dos sentidos das palavras, das vozes inerentes ao discurso, do sujeito discursivo, polifônico, dialógico; a heterogeneidade, enfim, questões entrelaçadas com o Letramento, assunto do TP4.

Após essas explicações, trabalhamos um texto de Millor destacado da VEJA, de 8 de julho/2009: "A cigarra e a formiga (2009)". Dividimos em três grupos, que puderam descobrir no texto a presença da polifonia, do intertexto; explicaram a formação discursiva, as condições de produção do texto; foi um exercício bastante enriquecedor.

Logo em seguida, a cursista Matilde apresentou seu relato de experiência em sala de aula e o crescimento da turma em tão pouco tempo de aplicação da metodologia do GESTAR II; falou da dificuldade que teve com a direção da escola, que reclamou da dinâmica aplicada pela professora; sugerimos que ela apresente o relatório para que a diretora perceba o crescimento dos alunos nessas poucas semanas de início do curso.

A segunda cursista, que apresentou seu relato, disse que iniciou a nova metodologia, mas não teve ainda uma resposta concreta devido a alguns problemas operacionais ocorridos com sua turma. Contudo, ela informou algo que ficamos bastante felizes, ela e mais algumas cursistas formaram um grupo de estudos para debater sobre os assuntos abordados nos TPs e estudar as estratégias a serem aplicadas em sala.

Dando prosseguimento, debatemos sobre o tema: letramento, destacando-se a importância de partir do conhecimento prévio do aluno; fizemos em seguida algumas atividades do TP4 e analisamos algumas sugestões do AAA4.

Após o estudo das unidades 13 e 14, solicitamos uma paráfrase do texto estudado inicialmente, a ser entregue no próximo encontro.
Encerramos o encontro com uma dinâmica que nos levou a reflexão da importância do processo ensino/aprendizagem.

No próximo encontro, teremos a realização da oficina 7, já que encerramos o estudo de duas unidades. Vale salientar que nossas oficinas são de 8 horas aula (quinzenais). Informamos nossas próximas unidades de estudo, onde serão trabalhados os textos a partir de questionamentos a fim de realizar a produção textual.

OBS.: As datas das fotos estão erradas, creio que, no momento de batê-las, a câmera estava com a data trocada.

Atenciosamente,

Virgínia Macedo














"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ