Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

INTERTEXTUALIDADE

TP1 - INTERTEXTUALIDADE - unidades 3 e 4 - 07/11

O encontro do dia 07/11 iniciou com um resumo dos assuntos da reunião anterior pelas cursistas, quando fizeram algumas considerações sobre as suas práticas em sala de aula.

"Estratégias de leitura" é o título do slid, enviado pela professora Adriana da UNB, que deu início a unidade 3 do TP1. A partir do qual trabalhamos o conceito de texto apresentado nesse TP e os pactos de leitura. Foram realizadas as tarefas das páginas 126 e 127 do AAA1.

A Intertextualidade foi trabalhada a partir de paródias do texto de Gonçalves Dias "Canção do exílio". Trabalhamos, em seguida, a diferença entre paráfrase e paródia, e as características do pastiche; além dos processos intertextuais pontuais: a citação, a epígrafe, a referência e a alusão.

As discussões foram bastante proveitosas já que os assuntos dessas unidades vêm sendo trabalhados ao longo do curso.

Encerramos as atividades desse dia discutindo os projetos das cursistas.

VARIANTES LINGUÍSTICAS

TP1 - VARIANTES LINGUÍSTICAS - UNIDADES 1 E 2 - 24/10

Nosso encontro aconteceu no dia 24/10. Iniciamos, como é de costume, com uma revisão dos assuntos anteriormente estudados e com a apresentação dos resultados dos trabalhos realizados pelas cursistas com seus alunos.

Para dar início às atividades do TP1 - unidade 1, trabalhamos o texto em quadrinhos "Chico Bento - o orador da turma". A partir de então, estudamos a diferença entre dialetos e registros; as interrelações entre Língua e Cultura..; trabalhamos o quadro apresentado no TP1: as variantes em grau de formalismo segundo Bowen.
Na segunda unidade, trabalhamos as características da norma culta, da linguagem literária, da língua oral e escrita. Realizamos as atividades do AAA1, unidade 2, aula 5.

No segundo momento do nosso encontro, discutimos os temas dos projetos das cursistas; fizemos a leitura do projeto "Leitura e escrita" das cursistas da Escola Argentina Pereira Gomes, fazendo algumas observações para que as mesmas procedessem ao processo de reescritura do projeto.

Concertamos com as cursistas que durante as semanas que antecedem o próximo encontro elas deverão enviar por e-mail os projetos para que possamos dar uma orientação.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

TP6 - O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL - UNIDADES 23 E 24 - 10/10

O nosso encontro aconteceu no dia 10 de outubro. Iniciamos com uma revisão da aula anterior, discutindo sobre os tipos de argumentos; planejamento de um texto e as estratégias (brainstorming, a produção de anotações, resumos, parágrafos iniciais etc).

Iniciamos o estudo da revisão e edição de textos a partir da leitura dos textos elaborados pelas cursistas. Cada cursista pôde ler em voz alta um texto de outra cursista visando o distanciamento entre o autor e seu texto.
As questões da página 123 do TP6 foram respondidas em grupo com relação aos textos lidos. A partir desse procedimento, houve um momento de reflexão sobre os parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa da revisão. Em seguida, analisamos o quadro da página 156 do TP6, que apresenta uma lista de verificação para editoria, e discutimos as reflexões, nessa mesma página, sobre a lista, e passamos a realizar as tarefas da unidade 23, aula 7 que trata do processo de produção textual.

O segundo turno deste encontro foi iniciado com a leitura do texto "A cidade encantada de Jericoacoara" do AAA6, página 109, a fim de refletirmos sobre a importância da literatura para adolescentes.

Dando prosseguimento, dividimos a turma em dois grupos, tendo um grupo escolhido algumas obras literárias de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade dos alunos, e outro a elaboração das estratégias a serem trabalhadas em sala.

Encerramos o encontro com a apresentação dos temas que as cursistas trabalharão em seus projetos.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ