TP1 - INTERTEXTUALIDADE - unidades 3 e 4 - 07/11
O encontro do dia 07/11 iniciou com um resumo dos assuntos da reunião anterior pelas cursistas, quando fizeram algumas considerações sobre as suas práticas em sala de aula.
"Estratégias de leitura" é o título do slid, enviado pela professora Adriana da UNB, que deu início a unidade 3 do TP1. A partir do qual trabalhamos o conceito de texto apresentado nesse TP e os pactos de leitura. Foram realizadas as tarefas das páginas 126 e 127 do AAA1.
A Intertextualidade foi trabalhada a partir de paródias do texto de Gonçalves Dias "Canção do exílio". Trabalhamos, em seguida, a diferença entre paráfrase e paródia, e as características do pastiche; além dos processos intertextuais pontuais: a citação, a epígrafe, a referência e a alusão.
As discussões foram bastante proveitosas já que os assuntos dessas unidades vêm sendo trabalhados ao longo do curso.
Encerramos as atividades desse dia discutindo os projetos das cursistas.
Este blog está a serviço da educação, da religião, e daqueles que são sensíveis e que amam a poesia, e a vida como ela é. "Porventura, não é este o jejum que escolhi: [...]que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados,e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda..." (Isaías 58:6-8)
Pesquisar este blog
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
LEITURA OBRIGATÓRIA
- - A Bíblia Sagrada
- - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
- - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
- - O Nome da Rosa
- -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
- - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
- - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
- - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
- - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
- - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
- - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
- - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;
FILMES INTERESSANTES
- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).
1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?
2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO
PRODUÇÃO INICIAL
3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)
1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?
4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.
PRODUÇÃO FINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.