Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

INTERTEXTUALIDADE

TP1 - INTERTEXTUALIDADE - unidades 3 e 4 - 07/11

O encontro do dia 07/11 iniciou com um resumo dos assuntos da reunião anterior pelas cursistas, quando fizeram algumas considerações sobre as suas práticas em sala de aula.

"Estratégias de leitura" é o título do slid, enviado pela professora Adriana da UNB, que deu início a unidade 3 do TP1. A partir do qual trabalhamos o conceito de texto apresentado nesse TP e os pactos de leitura. Foram realizadas as tarefas das páginas 126 e 127 do AAA1.

A Intertextualidade foi trabalhada a partir de paródias do texto de Gonçalves Dias "Canção do exílio". Trabalhamos, em seguida, a diferença entre paráfrase e paródia, e as características do pastiche; além dos processos intertextuais pontuais: a citação, a epígrafe, a referência e a alusão.

As discussões foram bastante proveitosas já que os assuntos dessas unidades vêm sendo trabalhados ao longo do curso.

Encerramos as atividades desse dia discutindo os projetos das cursistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ