Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TP2 – GRAMÁTICA: seus vários sentidos e a frase e a sua organização
– unidades 5 e 6 – 21/11



Este encontro de hoje foi um misto de ansiedade e de saudade uma vez que o programa está na sua fase final.
Iniciamos as atividades a partir do acompanhamento dos projetos em curso. Em um segundo momento, iniciamos o estudo do TP2 a partir da leitura reflexiva do texto de Rubem Alves “Educar o olhar”. As cursistas puderam expressar toda a emoção que afluiu durante as reflexões, pois o texto trata da necessidade de olharmos nossos alunos como seres holísticos.
A partir disto, aplicamos uma dinâmica através da qual as cursistas identificaram um conceito adequado a cada um dos três tipos de gramática: interna, descritiva e normativa.
Uma das cursistas mostrou-se resistente quando discutimos a afirmação da página 33 que diz: “hoje, seu papel (da gramática normativa) deve ser reduzido no ensino escolar: tem lugar quando o objetivo é o desenvolvimento da capacidade do aluno para usar a língua em situações de formalidade, que exigem a língua padrão”. A cursista disse não concordar com essa afirmação, pois, segundo a mesma, o ensino da gramática normativa é muito importante já que o contexto histórico mostra que suas regras são necessárias a todo tipo de texto. Enfim, a discussão esticou-se mostrando que este tipo de ensino ficou internalizado e somente a longo prazo as novas ideias serão absorvidas.
Foram realizadas as atividades do TP2 das páginas 37 e 38, a atividade 14 da página 65 e 66. Essas atividades minoraram a dificuldade de compreensão dos três tipos de gramática. Sugerimos as atividades do AAA2 referentes às aulas 1, 2 e 3.
Hoje, encerremos antes da hora marcada, uma vez que as dependências da escola seriam fechadas para organização do concurso vestibular de amanhã.
As cursistas ofereceram um lanche e marcamos o nosso próximo encontro para concluirmos o TP2, as duas últimas unidades, no dia 05 de dezembro.
Encerramos os encontros com a certeza da tarefa cumprida; vimos todos os TPs de forma sistemática, trabalhamos na análise das sugestões dadas nos AAAs, realizamos as oficinas e estamos nas salas de aula durante toda esta semana que antecede ao nosso terceiro encontro com os formadores da UNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ