Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Este BLOG apresenta nossas atividades desenvolvidas durante a realização do GESTAR II – PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR no período entre 20 de abril a 30 de novembro de 2009. Procuramos registrar cada encontro com a anexação de planos de aulas, da frequência das cursistas; uma amostra dos textos e dos slids trabalhados durante os encontros, as atividades elaboradas pelas cursistas assim como de seus alunos. Tudo dentro de uma perspectiva crítica na procura de uma educação de qualidade.
Uma autoavaliação da nossa prática e da participação das cursistas também faz parte deste documento e mostra os pontos positivos e negativos durante os seis meses de curso. Tudo propiciando um autoconhecimento que nos levará a uma tomada de atitude no sentido da busca por um crescimento profissional e pessoal.
O processo de ensino e de aprendizagem é uma poderosa ferramenta na construção de cidadãos, e conscientes disto, buscamos na formação continuada novas metodologias que concretizem os objetivos desse processo, e assim, podermos cooperar com a melhoria da qualidade do ensino e melhorarmos também nossa prática enquanto formadores. Essa atitude não só produz alunos sujeitos de transformação como também nos torna agentes transformadores da comunidade da qual participamos a fim de seja plantada a semente de um mundo melhor sem discriminação, sem tanta violência; onde todos realmente possam encontrar seu lugar ao sol.
As páginas deste BLOG transformam-se em uma janela da nossa alma e por ela serão conhecidas nossas emoções, pensamentos, sonhos e desejos. Boa leitura!

João Pessoa, 23 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ