Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA INTRODUTÓRIA DO GESTAR II - DIA 13/06/2009





















OFICINA INTRODUTÓRIA -GÊNEROS TEXTUAIS - TP3 UNIDADE 09 - 13/06


Nossa primeira oficina aconteceu no dia 13 de junho, devido a problemas operacionais junto à Secretaria de Educação. Estiveram presentes 18 professores.

Iniciamos as atividades às 8 horas da manhã, do sábado, com uma dinâmica de apresentação, na qual cada participante colocou seu nome no crachá acompanhado de um adjetivo que o descrevesse. Todos se apresentaram e explicaram o porquê da palavra escolhida.

Em seguida, a formadora apresentou alguns livros teóricos para despertar nos cursistas o interesse pela leitura, o que produziu efeito, pois todos quiseram anotar as referências. Antes da primeira atividade, solicitamos a ajuda de um cronometrista para estar nos lembrando da hora; de um leitor para ajudar com os textos, e de um relator para dizer ao final da oficina tudo o que foi realizado.

Logo após, iniciamos uma leitura reflexiva do Guia Geral, por amostragem, após o término da leitura, os cursistas reuniram-se em grupos para discutir os objetivos do programa; suas dúvidas e expectativas o que foi apresentado por cada grupo.

Dando prosseguimento, a formadora fez uma breve explanação, utilizando slaid, sobre os gêneros discursivos na perspectiva bakhtiniana. Percebemos o interesse dos cursistas pois não conheciam o Autor, nem a teoria com profundidade, algumas questões foram abordadas e discutidas de uma forma muito produtiva. Após essa explicação, os cursistas elaboraram alguns textos de diferentes gêneros e fizeram uma apresentação com entrega do material elaborado.

Fizemos também uma breve exposição sobre os procedimentos didáticos que deverão ser aplicados em sala de aula durante o estudo dos gêneros textuais, segundo a teoria de Schneuwly. Os cursistas ficaram bastante empolgados com esses procedimentos.

A oficina da manhã foi encerrada, ao meio dia, com uma mensagem reflexiva visual.

Ao retornarmos, às 13 horas, fizemos uma dinâmica para despertar o grupo. Iniciamos as atividades com a explicação do portfólio, memorial e do projeto. Em seguida, foram discutidas algumas questões sobre o projeto.

Iniciamos com um resumo do que foi estudado na Unidade 9 e começamos o estudo da Unidade 10. Os cursistas tiveram oportunidade de manusear o caderno de teoria e prática TP3 e o caderno de atividade do aluno AAA3. Os grupos dividiram-se e escolheram algumas atividades para praticar; após esse tempo, todos os grupos apresentaram suas impressões sobre as atividades sugeridas, textos e forma de iniciar o estudo dos gêneros apontadas pelo caderno.

Dando prosseguimento, o formador também fez uma breve exposição do conteúdo da Unidade 10 e apresentou algumas estratégias para o estudo do texto poético. Foi apresentado, também, uma quadro de Cândido Portinari (pesquisa Internet): "Retirantes", com as seguintes questões para reflexão dos cursistas:Descrição: O que se vê? Quantas pessoas? Outros elementos? Existem Linhas? Quantas e como são? Que cores e Que texturas se vêem no rosto, nas roupas, no céu? Qual a técnica e o estilo usados? Qual o contexto histórico de produção da obra?

Análise: Que efeitos o artista conseguiu? Há uma figura central? Há movimento, desequilíbrio? Como é o tratamento da cor em relação às formas? Como é o fundo?

Interpretação: Que sentimentos se podem associar a Os Retirantes? O contexto social expresso na obra é o mesmo que o seu? Se Portinari fosse vivo, será que pintaria o mesmo tema?

Julgamento: Você acha que essa obra é importante? Por quê? Por que será que Portinari a pintou? Por que algumas pessoas querem ter obras de arte? Elas são importantes?

Esse procedimento didático foi importante para despertar os cursistas quando trabalharem os textos não-verbais com seus alunos.

A oficina encerrou às 17 horas com a relatora expondo as atividades realizadas à tarde.

Nossa próxima oficina só acontecerá no dia 04 de julho devido ao recesso escolar. Contudo, como estamos trabalhando 8 horas por dia, no dia 15 de agosto, estaremos concluindo as primeiras 40 horas presenciais. No próximo encontro, já estaremos agendando as visitas às salas de aulas dos cursistas para diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ