Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2009

RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO DO GESTAR II








RELATÓRIO DO 1º ENCONTRO
1º encontro para a apresentação do GESTAR II aconteceu no dia 05 de junho, na Escola Maria Geny Timóteo. Para tanto, selecionamos as escolas que apresentam um Índice de Desenvolvimento de Educação Básica - IDEB, menor que 2.0. Dessas escolas escolhidas, tivemos 30 professores inscritos, contudo, nesta 1ª reunião, apenas 23 professores presentes e três gestores.

As atividades, com 4 horas de duração, foram bastante dinâmicas: a representante da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Edvirgens, trouxe-nos uma rica palestra sobre o processo ensino/aprendizagem; em seguida nossa coordenadora pedagógica, profa. Marluce Albuquerque de Almeida, apresentou o GESTAR II com muita competência mostrando a importância do mesmo para essas escolas que se encontram com déficit na qualidade do ensino; ela enfatizou também a responsabilidade de todos os envolvidos no programa: MEC, coordenadora pedagógica, coordenadora administrativa, formadores e cursistas.

Como formadora, iniciamos com uma apresentação pessoal e, logo em seguida, fizemos um grande círculo para dar início à apresentação da metodologia do programa e dos TPs, os quais foram enfatizados quanto à qualidade das atividades neles sugeridas, como também a bibliografia apresentada e o resumo das teorias discutidas em todos eles. Falamos acerca dos trabalhos que os cursistas deverão entregar: o portfólio e o projeto.
Os cursistas tiraram algumas dúvidas geradas neste 1º encontro: a questão do certificado; do uso dos cadernos, das atividades a serem apresentadas, as oficinas a serem realizadas - o que foi muito gratificante pois mostrou que estavam interessados em participar do programa e que tinham aceito o desafio. Enfim, saímos todos na certeza de haver cumprido nosso papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ