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domingo, 16 de agosto de 2009

TP5 UNIDADES 17 E 18 - ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL

TP5 - ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL - 15/08 /2009

Iniciamos as atividades com a apresentação de relatórios das atividades das cursistas em suas salas de aula. Bons trabalhos foram apresentados: dois projetos que envolveram toda a escola. A primeira relatou sobre o projeto envolvendo a música, em que cada classe apresentou um estilo musical, foi uma noite de festival de música e dança. O outro projeto apresentado foi o "Projeto Bairro de Morfossintaxe", onde cada sala de aula era uma espécie de loja:o banco dos pronomes, Jornal da conjunção, LOja do verbo, Padaria do substantivo, Loteria do numeral, Fonte das figuras de sintaxe...enfim. Os alunos ficaram entusiasmados, pintaram a escola: desenharam ruas, colocaram placas de trânsito. Enfim, um projeto interdisciplinar. A produção textual a partir desses projetos foi mais espontânea devido à motivação pela experiência do projeto. Em seguida, as cursistas discutiram as fases desses projetos e o resultado positivo no processo ensino/aprendizagem. Elas, em seguida, apresentaram textos elaborados por elas mesmas, parafraseando o texto de Millor estudado na aula anterior. Logo após, fizemos uma dinâmica, em que cada cursista falava sobre os sentimentos que as palavras dadas evocavam nelas. A partir daí, discutimos o assunto abordado na unidade 17. Começamos a discussão do assunto através da dinâmica de grupo ensino/aprendizagem, que consiste no ensino do assunto de um grupo ao outro. Depois, trabalhamos algumas atividades do TP5 e do AAA5. A partir dessas discussões, as cursistas selecionaram alguns textos para aplicarem em suas salas de aula; analisaram as questões envolvendo a estratégia da aula.

Em seguida, trabalhamos a coerência textual a partir das atividades propostas pelo TP5.

No próximo sábado, estaremos encerrando a 1ª etapa de 40 horas/aula, e iniciaremos de forma mais intensiva as visitas as salas de aula.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ