Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

CONHEÇA OS DESEJOS DO CORAÇÃO DE DEUS


Deus se agrada quando os seus filhos fazem jejum por um motivo justo; por algo que demonstre atitudes altruístas e não egoístas. Aquela atitude é aceita por Deus, esta, não. Porque, se jejuarmos em prol de nós mesmos para apenas conseguirmos bens materiais, Deus não se agrada. Portanto, há dois lados no jejum: aquele que agrada a Deus e aquele que não agrada a Deus. Para não incorrermos no erro de não agradar a Deus, é melhor nem jejuar. Tudo bem, mas aí você me pergunta: mas o jejum não é bíblico? Sim, é bíblico, contudo se ao fazê-lo por motivações erradas, é melhor não fazer.

No entanto, não devemos deixar de jejuar e pronto! Devemos obedecer o que o Senhor diz em sua Palavra. Para compreendermos melhor essa reflexão, vou deixar às mãos do Senhor, ou melhor, à Palavra de Deus as orientações que devemos seguir, se realmente somos cristãos, filhos de Deus por adoção.  Acompanhe-me atentamente na leitura de Isaías (Antigo Testamento), no capítulo 58, dos versículos 3 até o versículo 12. Nesse texto, vamos encontrar, pelo menos, dois desejos do coração de Deus, e como consequência à observância dessa sua vontade, Ele nos garante bênçãos:

1º DEUS NÃO QUER QUE JEJUEMOS EM PROL DE NOSSOS PRÓPRIOS INTERESSES E TAMBÉM NÃO QUER QUE FAÇAMOS SACRIFÍCIOS CORPORAIS:

" [...] Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias  tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?"

Até aqui, Deus está confrontando-nos com nossa maneira de jejuar: pelo menos entendemos que de duas coisas Ele não se agrada: que jejuemos em prol de nossos interesses como também Ele não quer que façamos sacrifícios corporais quando diz:"Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza?"

2º FAZER A OBRA DE CARIDADE

Prossigamos a leitura: "Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?" 

O Senhor Deus esclarece objetivamente o que Ele quer que façamos: Ele quer quer ajamos e que façamos aquilo para o que todo cristão foi chamado, ou seja, para as boas obras. A obra que Ele nos impõe nesse texto é ajudar o necessitado, o pobre, o desvalido; o que vive nas ruas, sem teto, sem família, sem igreja, sem família, sem pão, sem nada!

A PROMESSA DE DEUS PARA A NOSSA VIDA:

Prossigamos a leitura: "Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda; então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Os teu filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e será chamado reparodor de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável."

Que maravilha! Deus nos promete:
CURA,
JUSTIÇA,
A SUA PRESENÇA CONSTANTE À NOSSA FRENTE,
SOCORRO BEM PRESENTE,
FARTURA
E ATÉ A CURA DOS NOSSOS OSSOS FRACOS.

Tão simples assim. É só estender a mão ao necessitado e tudo isso Deus nos dará. Bendito seja o nome do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ