Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2009

ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM - TP6






















RELATÓRIO TP6 – ARGUMENTAÇÃO

Iniciamos o encontro do dia 26/09/2009 com uma revisão do TP5. Passamos dois slids, “O frango atravessou a estrada” e “Ditados populares”, a partir destes, revisamos os conceitos de Estilística, e iniciamos o estudo da Argumentação; principalmente a argumentação da(na) linguagem não-verbal. Revisamos também as relações lógicas do(no) texto a partir do texto humorístico “Bem-vindo ao Rio” elaborado com linguagem verbal e não-verbal.
Após essa revisão, iniciamos o estudo da Argumentação e linguagem, cujo resumo foi, com antecedência, repassado por e-mail às cursistas o que possibilitou uma ótima discussão sobre o assunto. Discutimos um pouco da teoria abordada por Koch no 1º capítulo do livro Argumentação e Linguagem.
Em seguida, realizamos as atividades do AAA6, na página 20, cujo texto em quadrinhos possibilitou o estudo dos tipos dos recursos argumentativos, como também a coerência textual.
Trabalhamos, em seguida, as atividades 20 e 21 do TP6, através das quais, discutimos os tipos de argumentos, e os defeitos dos argumentos.
A partir dessas atividades, iniciamos um trabalho de planejamento com as cursistas para realização das aulas com seus alunos. Demos algumas sugestões para o trabalho de elaboração textual que enfatizasse o tipo argumentativo, usando para tanto alguns destes tipos de argumentos estudados:
· ARGUMENTO DE AUTORIDADE;
· ARGUMENTOS BASEADOS NO SENSO COMUM, OU NO CONSENSO;
· ARGUMENTOS BASEADOS EM PROVAS CONCRETAS;
· ARGUMENTAÇÃO POR ILUSTRAÇÃO;
· ARGUMENTAÇÃO POR EXEMPLO e
· ARGUMENTOS POR RACIOCÍNIO LÓGICO.

Ainda lembramos às cursistas a importância da metodologia aplicada às aulas e os procedimentos didáticos para que o estudante possa desenvolver suas habilidades com eficácia.

Neste encontro, discutimos também sobre os temas dos projetos que terão início em outubro e que será apresentado 1 projeto por escola.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ