RELATÓRIO TP6 – ARGUMENTAÇÃO
Iniciamos o encontro do dia 26/09/2009 com uma revisão do TP5. Passamos dois slids, “O frango atravessou a estrada” e “Ditados populares”, a partir destes, revisamos os conceitos de Estilística, e iniciamos o estudo da Argumentação; principalmente a argumentação da(na) linguagem não-verbal. Revisamos também as relações lógicas do(no) texto a partir do texto humorístico “Bem-vindo ao Rio” elaborado com linguagem verbal e não-verbal.
Após essa revisão, iniciamos o estudo da Argumentação e linguagem, cujo resumo foi, com antecedência, repassado por e-mail às cursistas o que possibilitou uma ótima discussão sobre o assunto. Discutimos um pouco da teoria abordada por Koch no 1º capítulo do livro Argumentação e Linguagem.
Em seguida, realizamos as atividades do AAA6, na página 20, cujo texto em quadrinhos possibilitou o estudo dos tipos dos recursos argumentativos, como também a coerência textual.
Trabalhamos, em seguida, as atividades 20 e 21 do TP6, através das quais, discutimos os tipos de argumentos, e os defeitos dos argumentos.
A partir dessas atividades, iniciamos um trabalho de planejamento com as cursistas para realização das aulas com seus alunos. Demos algumas sugestões para o trabalho de elaboração textual que enfatizasse o tipo argumentativo, usando para tanto alguns destes tipos de argumentos estudados:
· ARGUMENTO DE AUTORIDADE;
· ARGUMENTOS BASEADOS NO SENSO COMUM, OU NO CONSENSO;
· ARGUMENTOS BASEADOS EM PROVAS CONCRETAS;
· ARGUMENTAÇÃO POR ILUSTRAÇÃO;
· ARGUMENTAÇÃO POR EXEMPLO e
· ARGUMENTOS POR RACIOCÍNIO LÓGICO.
Ainda lembramos às cursistas a importância da metodologia aplicada às aulas e os procedimentos didáticos para que o estudante possa desenvolver suas habilidades com eficácia.
Neste encontro, discutimos também sobre os temas dos projetos que terão início em outubro e que será apresentado 1 projeto por escola.
Iniciamos o encontro do dia 26/09/2009 com uma revisão do TP5. Passamos dois slids, “O frango atravessou a estrada” e “Ditados populares”, a partir destes, revisamos os conceitos de Estilística, e iniciamos o estudo da Argumentação; principalmente a argumentação da(na) linguagem não-verbal. Revisamos também as relações lógicas do(no) texto a partir do texto humorístico “Bem-vindo ao Rio” elaborado com linguagem verbal e não-verbal.
Após essa revisão, iniciamos o estudo da Argumentação e linguagem, cujo resumo foi, com antecedência, repassado por e-mail às cursistas o que possibilitou uma ótima discussão sobre o assunto. Discutimos um pouco da teoria abordada por Koch no 1º capítulo do livro Argumentação e Linguagem.
Em seguida, realizamos as atividades do AAA6, na página 20, cujo texto em quadrinhos possibilitou o estudo dos tipos dos recursos argumentativos, como também a coerência textual.
Trabalhamos, em seguida, as atividades 20 e 21 do TP6, através das quais, discutimos os tipos de argumentos, e os defeitos dos argumentos.
A partir dessas atividades, iniciamos um trabalho de planejamento com as cursistas para realização das aulas com seus alunos. Demos algumas sugestões para o trabalho de elaboração textual que enfatizasse o tipo argumentativo, usando para tanto alguns destes tipos de argumentos estudados:
· ARGUMENTO DE AUTORIDADE;
· ARGUMENTOS BASEADOS NO SENSO COMUM, OU NO CONSENSO;
· ARGUMENTOS BASEADOS EM PROVAS CONCRETAS;
· ARGUMENTAÇÃO POR ILUSTRAÇÃO;
· ARGUMENTAÇÃO POR EXEMPLO e
· ARGUMENTOS POR RACIOCÍNIO LÓGICO.
Ainda lembramos às cursistas a importância da metodologia aplicada às aulas e os procedimentos didáticos para que o estudante possa desenvolver suas habilidades com eficácia.
Neste encontro, discutimos também sobre os temas dos projetos que terão início em outubro e que será apresentado 1 projeto por escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.