COESÃO TEXTUAL (19) E A LÓGICA DO(NO) TEXTO (20)
As atividades desta última reunião da 1ª etapa foram bastante proveitosas. As cursistas marcaram encontro em suas escolas para coleta de material trabalhado com seus alunos e para aplicação da prova a fim de proceder a diagnose.
Enviamos antecipadamente para as cursistas um resumo dos tipos de coesão textual, segundo Igendore, e algumas das relações lógicas, dentre elas trabalhamos os pressupostos, a dêixes, a anáfora e a ambiguidade. A coesão foi discutida no período da manhã juntamente com a formadora Laurinda, e as relações lógicas na parte da tarde.
Iniciamos a atividade com a leitura do texto "Bilhete complicado", de Marcos Dias, através do qual pudemos compreender a relação de interação entre os interlocutores.
Em seguida, apresentamos um objeto e a partir dele, as cursistas puderam elaborar um texto de gênero híbrido (bilhete e anúncio publicitário), utilizando linguagem verbal e não-verbal.
Trabalhamos atambém o texto "Outra do preguiçoso", cujo exercício enfatizou o uso da anáfora.
A partir das atividades sugeridas pelo TP5, trabalhamos os demais tipos de relação lógica, conforme explicitado acima.
As teorias discutidas foram embasadas no próprio TP5 e em alguns autores, como: Rodolfo Ilari (Introdução à semântica), Heronildes Maurílio (Significação e contexto) e Eunice Trevisan (Leitura: coerência e conhecimento prévio).
Encerramos nossas atividades com uma confraternização com direito a torta, salgadinhos, refrigerantes, e o sorteio de uma linda langerie.
Marcamos nossa próxima reunião (19/09) logo após a segunda fase da nossa formação com os professores da UNB.
Este blog está a serviço da educação, da religião, e daqueles que são sensíveis e que amam a poesia, e a vida como ela é. "Porventura, não é este o jejum que escolhi: [...]que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados,e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda..." (Isaías 58:6-8)
Pesquisar este blog
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
LEITURA OBRIGATÓRIA
- - A Bíblia Sagrada
- - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
- - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
- - O Nome da Rosa
- -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
- - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
- - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
- - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
- - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
- - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
- - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
- - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;
FILMES INTERESSANTES
- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).
1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?
2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO
PRODUÇÃO INICIAL
3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)
1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?
4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.
PRODUÇÃO FINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.