Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

TRÊS GRANDES VIRTUDES DA VIDA CRISTÃ

 “Assim o Senhor vos diz: não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, senão de Deus” (II Crônicas 20.15.b).

Você sabe por que Deus resolveu pelejar por Josafá? Pelo menos três coisas Josafá fez que agradou a Deus: a primeira delas foi ser-lhe FIEL: “E o Senhor foi com Josafá porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou a Baalim” (II CRÔNICAS 17.3). Josafá não buscou a outros deuses, sempre fiel ao Deus de seus pais, soube esperar nele.

Josafá tinha um grande exército, cerca de um milhão de soldados ao seu serviço [confira: II Cr 17.14-19], contudo, ele não pôs a sua confiança na força do seu exército, ele confiou apenas no Senhor. CONFIANÇA esta foi a segunda característica de Josafá que agradou a Deus.

Em certa ocasião, Josafá recebeu a notícia de que viriam contra ele pelo menos três nações inimigas [confira: II Cr 20.1 e 2] e mesmo possuindo um grande exército, ele reconheceu que não venceria se o Senhor não estivesse com ele, e por isso humilhou-se diante do seu Deus: “Então, Josafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor; e apregoou jejum em todo Judá” (II Cr 20.3). A HUMILHAÇÃO de Josafá foi uma prova de que, mesmo sendo o rei de Israel, ele se considerava inferior ao Rei dos reis, e isto agradou a Deus.

FIDELIDADE, CONFIANÇA (FÉ) E HUMILDADE são três atributos que todo crente no Senhor Jesus deve ter. Devemos ser fiéis ao Senhor em todos os aspectos de nossa vida: material - quando devemos entregar os dízimos e as ofertas; espiritual - quando devemos buscar apenas a Deus e não a outros  para solucionar os nossos problemas; algumas pessoas que se dizem cristã procuram outros deuses em momentos de angústia. Devemos mostrar nossa fidelidade a Deus nesses momentos de dificuldades, pois é neles que Deus nos põe à prova. Se permanecermos fiéis, esperando apenas nele, seremos aprovados. Por isso, cuidado, fique atento, não aceite convite para conhecer lugares que pregam doutrinas estranhas à Palavra de Deus.

A CONFIANÇA (FÉ) é outro atributo do crente no Senhor Jesus. Mesmo que as circunstâncias pareçam contrárias, não desistamos de confiar em Jesus, pois Ele dará uma solução eficaz, porque “a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”, sendo assim, esperemos que a resposta será boa e agradável, ficaremos contentes com o que Deus tem para nós; Ele só quer o melhor. Lembremo-nos da fé daquela mulher que sofria há doze anos de um sagramento, ela tocou com fé em Jesus e recebeu a cura; e aquele centurião que disse a Jesus, se apenas Ele falasse o  servo dele ficaria curado, mas Jesus foi lá pessoalmente. Jesus quer ir ao seu encontro hoje para lhe dar a solução dos seus problemas, sejam eles quais forem, Jesus tem poder para resolvê-los.

A HUMILDADE é algo sublime, quando Jesus estava próximo ao seu sacrifício, ele pediu que o Pai passasse dele aquele cálice, mas disse: seja feita a tua vontade; Jesus foi humilde até a morte e morte de cruz. Sejamos humildes uns para com os outros; tiremos a máscara de crentes corajosos e inatingíveis; Josafá despiu-se do seu poder de rei de Judá e humilhou-se diante de Deus com jejum e rogos; ele exaltou o poder de Deus e disse: “Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Pois tu és Dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir” (II Cr 20.6).

Josafá entregou a Deus aquela batalha, confiantemente. Deus honrou a fé daquele rei e falou por meio de um servo dizendo: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, senão de Deus [...] Nesta peleja não tereis que pelejar: parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais nem vos assusteis; amanhã sai-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco” [II Cr 20.15-17).

O rei Josafá ouviu a profecia com fé; o Senhor é o mesmo, Ele ainda usa seus servos e envia mensagens; nós temos o Espírito Santo de Deus que nos faz discernir quando a mensagem é realmente de Deus e quando não é. Por isso, não brinque dizendo que tudo é “profetada”.
Josafá ao ouvir a profecia novamente humilhou-se diante de Deus: “Então Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando ao Senhor” (II Cr 20.18).  Que possamos nos esforçar para agrar a Deus com fidelidade, confiança (fé) e humildade. Amém!
VISITANDO ENFERMOS

“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus 4.23).

A Palavra de Deus nos instrui a termos fé, mas uma fé inabalável, sem nenhuma dúvida no coração, pois o Senhor disse em sua palavra: “[...] porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte” (Tiago 1.6b); “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe” (Hebreus 11.6). A Palavra de Deus também dá uma definição de fé: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1).

Numa certa ocasião, Jesus estava em meio a uma grande multidão, que o apertava, mas não tinha fé. Várias pessoas tiveram o privilégio de tocar o Senhor, o Todo-poderoso, que faz o impossível acontecer, mas aquelas pessoas talvez não acreditassem que Jesus fosse realmente o Deus todo-poderoso, por isso o tocaram sem nenhuma fé. Mas, houve uma mulher dentre a multidão que o tocou com uma fé inabalável e por isso Jesus perguntou: “quem me tocou? (...) Porque senti sair de mim virtude”. Aquela mulher foi curada de uma hemorragia permanente, a qual lhe consumia seu vigor há doze anos (cf. Lucas 8.43-48).

Como temos tocado em Jesus? Será que nós cremos que Ele é o mesmo? Que Ele, ainda hoje, com toda a tecnologia e avanços na Medicina, pode curar com apenas o poder da sua palavra? Jesus é o mesmo Senhor, que curou e ressuscitou mortos; é o mesmo Salvador e libertador, contudo,  é preciso se aproximar dele com fé.                            

Tudo isso que discorremos até agora é para dar base àquilo que queremos enfatizar, ou seja, a visitação a enfermos. Quando visitamos pessoas convalescendo em casa, ou mesmo num hospital, devemos visitá-las com a esperança no coração de que Deus em nome do seu Filho, Jesus Cristo, poderá curá-las. Portanto, meu amado irmão e minha amada irmã, não profiram palavras negativas ao relatar a sua visita ao enfermo, pois isso poderá prejudicar seu  processo de cura; há poder na palavra do crente, portanto, só diga aquilo que vai edificar. A cura é um mistério de Deus e Ele só opera nos corações crédulos.

Quando Deus quer agir, Ele usa qualquer um dos seus vasos: os cultos, os incultos, os ricos, os pobres, conquanto que o vaso esteja limpo. Portanto, querido, se Deus te chamou para interceder pelos enfermos, vá! Mas não duvide do poder de Deus, porque não é você quem vai curar o enfermo, quem cura, liberta e salva é o Senhor Jesus, que veio desfazer as obras do diabo. Vá, não duvide, não tema as palavras de incredulidade dos outros; vá com ousadia e inteireza de fé, pois quem te chamou para esta obra é fiel, é poderoso, é Jeová Rafá, o Deus que cura toda enfermidade. Aleluia!

A visitação é um ministério de misericórdia, portanto, devemos fazê-lo com amor e responsabilidade. Outra coisa importante na visita ao enfermo é saber o que dizer e como se apresentar. O doente, muitas vezes, está enjoado devido à medicação, então, devemos evitar colocar perfume forte, ou roupas muito extravagantes, principalmente, nós mulheres, devemos evitar usar brincos grandes, pulseiras ou colares exagerados, pois o doente poderá se sentir incomodado. Não fale sobre a doença dele, nem dê notícias ruins de outros irmãos, apenas leia a Bíblia em passagens que relatam curas e milagres, pois isso irá gerar fé em seu coração; faça uma oração demonstrando a sua convicção de que Jesus está operando na vida do enfermo; demore no máximo 15 minutos, principalmente se a visita for realizada em ambiente hospitalar; quando o enfermo estiver em casa e bem recuperado, você poderá dar mais assistência, se puder ajude com as tarefas da casa.

Enfim, para visitar enfermos é preciso disposição e sacrifício, pois antes da visita nós precisaremos orar,  jejuar e ler a Palavra de Deus. Tudo isso requer tempo e persistência, e talvez seja um sacrifício para nós, contudo, lembremo-nos do sacrifício de Cristo, que se entregou à morte de cruz para nos dar a salvação. Façamos, pois, a obra do Senhor enquanto é dia, ou seja, enquanto tivermos saúde, vigor e tempo disponível, pois a noite vem, isto é, a velhice, a enfermidade, ou outra dificuldade qualquer, então, ficaremos impedidos de trabalhar na obra do Senhor.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ