Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2012

HOMENAGEM À CARMINHA

                                                  À Carminha,
 
                                            Vão-se os dedos, ficam os anéis.
 
 
      Há um ditado popular que diz justamente o contrário do que diz o título desta reflexão, ou seja, vão-se os anéis, ficam os dedos. Este ditado quer dizer que devemos nos preocupar mais com o ser, o ser humano, e não com o ter, o ter material; além de que, quando os anéis se vão e os dedos ficam ainda há esperança, pois as mãos dos dedos ainda estão vivas para reaver aquilo que foi perdido. Mas quando se vão  os dedos, o que fazer dos anéis?
 
      Vão-se os dedos de mãos ágeis que lutaram para deixar esses anéis valiosos;
      
       Vão-se os dedos de mãos habilidosas que souberam organizar tão bem um lar, uma casa quanto à limpeza, à ordem dos objetos em seus devidos lugares.
 
        Vão-se os dedos de mãos protetoras que cuidaram de quatro cueiros; que vestiram, ensinaram, corrigiram quatro pessoas, as quais se tornaram PESSOAS;
       
         Vão-se os dedos de mãos ligeiras que cozeram o alimento e em dias de festejos fazia a canjica do São João.
 
          Vão-se os dedos de uma mulher que, no momento de angústia da perda do marido amado, em meios às lágrimas e soluços, com mãos estendidas aos céus, pôde dizer ao Senhor: eu te recebo como meu salvador! 
 
           Vai, CARMINHA, MÃE, SOGRA, AVÓ, AMIGA... vai ao encontro do Senhor que já te espera de mãos estendidas.
 
            Vai, CARMINHA, e as tuas obras te seguirão... Em nome de Jesus.
 
 
                                                     (Tua nora, Virgínia Macêdo, que não soube te amar como merecias)
 
                                João Pessoa, 13 de setembro de 2012 (o dia em que foste para os braços do Pai) 
 


"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ