Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

POEMA PARA MEUS FILHOS

 




                    RODRIGO,



Pássaro de asas coloridas, que alça voos altos na  Imaginação. Imaginário fértil, cheio de esperança e de sonhos.    Teus sonhos, pássaro encantado, serão realizados.Não penses que o tempo apagou teus desejos, eles retornarão tão fortes como no início dos teus verdes anos. Ainda terás o que desejas, ainda serás um grande pássaro semeador do conhecimento,que disseminado entre os homens sensíveis os motivarão a estender os braços num abraço apertado aos  esquecidos e carentes de afeto como tu mesmo o és.


Amo-te, pássaro ligeiro, cuja imaginação voa por ti, enquanto despercebido na solidão do teu quarto não vês o tempo voar, apenas voa no teu pensamento e tudo, tudo vai ficando para trás. Teu sonhos, pássaro ligeiro na imaginação, serão realizados, mesmo que apenas na mente de quem os conhece.
 Um dia, e espero que este dia demooooooooore muito a chegar, voarás tão alto, pássaro ligeiro, que chegarás aos braços do Pai celeste que te ama muito mais que eu, tua mãe Virgínia, uma simples andorinha que não soube fazer  sozinha o verão da tua

mocidade. Com muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito amor, sua mãe.

                                      


                                                            RAFAELA
P    
       Petála de rosa, delicada, suave,  enérgica e desbravadora. Nasceste para alegrar uma mãe andorinha. Ainda voarás  mais alto, e o cheiro das tuas pétalas levará, aos lugares por onde passares, o amor, a esperança e a generosidade de um coração puro, que deseja o bem como meta para todos os homens. 
      
       Com muiiiiiiito amor, sua mãe Virgínia.








"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ