Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

AVALIAÇÃO GESTAR II

AVALIAÇÃO DA FORMADORA VIRGÍNIA MACEDO PELA ORIENTADORA ADRIANA MADUREIRA.
FOTO 1- Apresentação do memorial de leitura, memorial profissional, explicação dos projetos dos cursistas e relato da atividades do programa.
FOTO 2 - Formadoras em momento de confraternização.

Estivemos em Lagoa Seca, nos dias 1 e 2 dedezembro de 2009, juntamente com a orientadora da UNB, a professora Adriana Madureira, que deu uma excelente contribuição para nós formadores por meio do material enviado por e-mail, e das orientações que nos trouxe.

Os critérios de avaliação foram bem estabelecidos e executados com rigor pela nossa orientadora, que não deixou passar nada despercebido.

Todas as formadoras puderam apresentar seus projetos e os trabalhos realizados com seus cursistas, apesar de cansativos, os dois dias ali em Lagoa Seca foi muito rico, pois pudemos conhecer um pouco mais nossos colegas formadores, uma vez que apresentaram os seus memoriais de leitura e profissional.

Deixamos aqui registrada nossa gratidão a Adriana, que além de professora se tornou nossa amiga; aos nossos colegas formadores, que também se tornaram nossos amigos.

A todos nossa gratidão, Boas Festas e um Feliz 2010 com muito GESTAR II.

ENCERRAMENTO GESTAR II

RELATÓRIO DO ENCERRAMENTO DO GESTAR II - DIA 15 DE 12 DE 2009.
FOTO 1 - Todos os cursistas e o nosso auxiliar para assuntos tecnológicos, Sr. Assis, que muito nos ajudou durante o curso.
FOTO 2 - Nossa coordnadora estadual, Marluce Albuquerque, que representou a Secretária da Educação.




FOTO 3- Os alunos da cursista Graça Beserra apresentando um rap construído por eles durante um dos projetos do GESTAR II em sala de aula.







FOTO 4 - A aluna Yasmim durante a apresentação do rap.


FOTO 5 - Local onde o encerramento foi realizado; ao fundo o bufet oferecido pela Secretaria da Educação.









FOTO 6- A mesa composta pela coordenadora estadual, pela representante dos cursistas, por uma representante das mães dos cursistas, pelas representantes das diretoras das escolas envolvidas no programa.
FOTO 7 - A formação da mesa e ao fundo a tecladista convidada para tocar durante o evento.













FOTO 8 - Cursistas.





FOTO 9 - Cursistas.












FOTO 10 - A formadora Virgínia, Marluce e as cursistas ao fundo.






FOTO 11 - Laurinda, Marluce e Virgínia.







O encerramento do GESTAR II aconteceu no dia 15 de dezembro, às 16 horas, na Escola Argentina Pereira Gomes, para tanto convidamos a Secretária Executiva da Educação, profa. Emília Augusta Lins Freire; a coordenadora estadual do GESTAR II, Marluce Albuquerque; diretores de escolares, familiares dos cursistas.
A programação foi extensa: tivemos a apresentação dos alunos da cursista Graça Beserra, que cantaram e apresentaram uma coreografia; tivemos depoimentos dos cursistas e dos diretores; uma palavra pela nossa coordenadora, profa. Marluce. Em seguida, entregamos os certificados dos cursistas e um momento de descontração com entrega de brindes, e a participação de uma solista que cantou diversos gêneros musicais. Para finalizar, tivemos um lanche oferecido pela Secretaria de Educação.

Para concluir, queremos deixar nossos agradecimentos aos nossos professores orientadores da UNB, que nos ajudaram durante a nossa prática pedagógica. Agradecemos a professora Luzia Dias, primeira orientadora, e Adriana Madureira que esteve nos orientando e nos avaliando nos dois últimos encontros em Lagoa Seca. Queremos dizer também da importância do GESTAR II para a nossa prática pedagógica, que através do material elaborado pelos professores da UNB tivemos um aprofundamento das teorias estudadas no processo de ensino e de aprendizagem.
A todos os nossos agredecimentos. Feliz Natal e próspero Ano Novo cheio de GESTAR II para todos.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ