TP6 - O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL - UNIDADES 23 E 24 - 10/10
O nosso encontro aconteceu no dia 10 de outubro. Iniciamos com uma revisão da aula anterior, discutindo sobre os tipos de argumentos; planejamento de um texto e as estratégias (brainstorming, a produção de anotações, resumos, parágrafos iniciais etc).
Iniciamos o estudo da revisão e edição de textos a partir da leitura dos textos elaborados pelas cursistas. Cada cursista pôde ler em voz alta um texto de outra cursista visando o distanciamento entre o autor e seu texto.
As questões da página 123 do TP6 foram respondidas em grupo com relação aos textos lidos. A partir desse procedimento, houve um momento de reflexão sobre os parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa da revisão. Em seguida, analisamos o quadro da página 156 do TP6, que apresenta uma lista de verificação para editoria, e discutimos as reflexões, nessa mesma página, sobre a lista, e passamos a realizar as tarefas da unidade 23, aula 7 que trata do processo de produção textual.
O segundo turno deste encontro foi iniciado com a leitura do texto "A cidade encantada de Jericoacoara" do AAA6, página 109, a fim de refletirmos sobre a importância da literatura para adolescentes.
Dando prosseguimento, dividimos a turma em dois grupos, tendo um grupo escolhido algumas obras literárias de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade dos alunos, e outro a elaboração das estratégias a serem trabalhadas em sala.
Encerramos o encontro com a apresentação dos temas que as cursistas trabalharão em seus projetos.
Este blog está a serviço da educação, da religião, e daqueles que são sensíveis e que amam a poesia, e a vida como ela é. "Porventura, não é este o jejum que escolhi: [...]que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados,e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda..." (Isaías 58:6-8)
Pesquisar este blog
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
LEITURA OBRIGATÓRIA
- - A Bíblia Sagrada
- - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
- - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
- - O Nome da Rosa
- -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
- - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
- - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
- - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
- - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
- - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
- - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
- - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;
FILMES INTERESSANTES
- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....
Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).
1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?
2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO
PRODUÇÃO INICIAL
3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)
1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?
4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.
PRODUÇÃO FINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.