Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

CONSCIENTIZAÇÃO OU ACUSAÇÃO?
“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5:8,9).
O inimigo das nossas almas, o diabo, anda procurando a menor brecha para perturbar a nossa vida, ele não pode tomar conta do nosso corpo, mas tenta, a todo custo, colocar setas malignas de dúvida, angústia, medo, ódio, orgulho, prepotência, sentimento de que se é maior e melhor do que o outro, enfim, tudo quanto não presta, sentimentos que só reduzem a nossa humanidade ao irracional. Por isso, devemos ter todo o cuidado para “não entrar na dele”.
A Palavra de Deus diz que o justo cai, mas Deus o levanta. Diz ainda que aquele que confessa e deixa o pecado alcança misericórdia, diz ainda mais que se nossos pecados forem vermelhos como a escarlata eles, ao serem confessados e deixados para trás, se tornarão brancos como a neve. É preciso conhecer a Palavra de Deus e o Deus a quem servimos, pois Ele é perdoador, bondoso, misericordioso, eleva os que se humilham em sua presença, e nos faz triunfar na nossa caminhada rumo ao céu. Aleluia!
A questão que lancei no título desta mensagem é algo muito sério. E há uma grande diferença entre conscientizar e acusar, porque quem conscientiza é o ESPÍRITO SANTO que nos mostra o pecado. No processo de santificação ocorre isso constantemente, lembram de Isaías quando estava buscando a face do Senhor no templo e como ele se sentiu na presença de Deus? Ele se conscientizou de quem era: um pobre pecador. O interessante é que essa conscientização o levou a pedir perdão dos seus pecados e, em seguida, após o perdão que lhe foi concedido, ele já se entrega ao Senhor e à sua obra (Isaías 6).
O ESPÍRITO SANTO quando nos conscientiza, Ele nos leva a retornar, a voltar ao caminho do Senhor, a sair do caminho do erro e do pecado; Ele nos leva a pedir perdão a quem ofendemos e perdoar a quem nos ofendeu; a deixar o pecado que tão de perto nos rodeia. Após esta conscientização, confissão e arrependimento, o Senhor nos coloca imediatamente de volta à sua obra, de volta a fazer parte da linha de frente na batalha em prol do Evangelho, em prol do Reino de Deus; e sentimos imensamente necessidade de ganharmos almas para Cristo. Voltamos a nos envolver na obra, a nos engajarmos nos projetos da igreja; sentimos uma vontade imensa de orar, de ler a Palavra, de nos consagrarmos, de nos santificarmos; voltamos a buscar com zelo os dons do Espírito Santo.
A CONSCIENTIZAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO na nossa vida nos conduz em triunfo e transforma a nossa mente. E quando isso ocorre, todo o nosso ser é transformado: os nossos olhos, a nossa boca e o nosso corpo se desviam de pecar. O Senhor nos torna mais prudentes no falar, no olhar, no agir, no vestir. Há uma transformação para melhor. A esperança surge em nossa vida, aleluia!
A ACUSAÇÃO É TOTALMENTE DIFERENTE, é o inverso da conscientização, PORQUE QUEM ACUSA É O DIABO, que quer ver a tua derrota, a tua queda; que quer te ver distante dos caminhos santos e benditos do Senhor, o diabo quer ver você fora da igreja, sem comunhão com os irmãos, quer te deixar sempre magoado com todos, que te fazer uma pessoa murmuradora e queixosa. Portanto, cuidado, se você está em pecado – e você sabe quando você está ferindo a santidade de Deus, porque pecado é tudo aquilo que fere a santidade de Deus.
Tenha cuidado para não ouvir o conselho errado do diabo que te acusa e diz que não tem mais jeito para você; que não há esperança. Se for esse sentimento de desesperança, de fracasso, de medo, que está vindo a tua mente, rejeite-o, em nome de Jesus, pois o diabo veio roubar, matar e destruir. Resista ao diabo e ele fugirá de vós. Corra aos pés da cruz e peça perdão ao Senhor que tem todo poder para perdoar pecados; volte-se para Deus, busque-o em sua Palavra, busque a sua face em oração, jejue por sua vida e Deus vai te dar vitória. “Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Porque todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas a ele não chegarão” (Salmo 32:3-6).

Obrigada, Pai, por esta palavra que colocaste no meu coração e me levaste a repassá-la à igreja. Ore comigo: ajuda-me, Pai, a confessar e deixar todo e qualquer pecado, ajude-me a pedir perdão a quem ofendi e a perdoar a quem me ofendeu, em nome de Jesus, amém!

Um comentário:

  1. Excelente reflexão, precisamos cada dia ouvir a voz do Espírito Santo em oração diariamente, para não dar lugar a voz do acusador.

    ResponderExcluir

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ