RELATÓRIO TP3 - DIA 04/07/2009
Iniciamos nossas atividades às 8 horas, tivemos um intervalo para o almoço e retornamos às 13 horas, tendo a oficina encerrado às 17 horas.
Começamos a oficina com um texto descritivo, cujo suporte foi a tela do computador. Todos os participantes puderam clicar e perceber que surgia um texto dando as suas características psicológicas. Todos refletiram sobre o tipo descritivo de forma interativa e prazerosa.Trabalhamos o gênero digital e-mail na sala de informática e aproveitamos para ajudar alguns cursistas a fazerem um endereço de e-mail.
A partir desta atividade, iniciamos as reflexões sobre os tipos textuais, dos quais o injuntivo foi o mais requisitado, por ser pouco conhecido. Aproveitamos para expor um pouco da teoria apresentada por Marcuschi e Travaglia.
Refletimos também sobre a estrutura do tipo narrativo apresentado por Fiorin e Platão,o que despertou bastante interesse dos cursistas, pois, a maioria não conhecia a classificação abordada por esses autores.
Em seguida, os grupos analisaram contos visando o estudo dos elementos estruturais apresentados pelos autores mencionados.
Apresentamos ainda um quadro com as características e o núcleo dos tipos relacionados e discutimos um pouco sobre o que Marcuschi denominou de "Heterogeneidade tipológica" e "intertextualidade intergêneros".
Trabalhamos algumas atividades do TP3 - unidades 11 e 12 e discutimos sobre algumas atividades sugeridas no AAA3 e sua aplicabilidade na sala de aula.
Os cursistas analisaram os textos sugeridos e selecionaram alguns a serem trabalhados nesta semana com seus alunos, e discutimos algumas estratégias a serem feitas em sala de aula.
Durante a oficina nº 6, por termos voltado de um recesso escolar, apenas um cursista apresentou suas atividades realizadas em sala, enfatizando as dificuldades enfrentadas com a classe ao realizar a "nova" modalidade do processo ensino/aprendizagem sugerida pelos TPs.
Antes do encerramento, agendamos já para esta semana as visitas às salas de aula e apresentamos o assunto do próximo TP, ao mesmo tempo em que relembramos a necessidade de os cursistas dispensarem 5 horas para o estudo de cada unidade a ser discutida na próxima oficina, como também a metodologia a ser aplicada em suas aulas.
Durante a oficina nº 6, por termos voltado de um recesso escolar, apenas um cursista apresentou suas atividades realizadas em sala, enfatizando as dificuldades enfrentadas com a classe ao realizar a "nova" modalidade do processo ensino/aprendizagem sugerida pelos TPs.
Antes do encerramento, agendamos já para esta semana as visitas às salas de aula e apresentamos o assunto do próximo TP, ao mesmo tempo em que relembramos a necessidade de os cursistas dispensarem 5 horas para o estudo de cada unidade a ser discutida na próxima oficina, como também a metodologia a ser aplicada em suas aulas.
Encerramos com uma mensagem reflexiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.