Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

VARIANTES LINGUÍSTICAS

TP1 - VARIANTES LINGUÍSTICAS - UNIDADES 1 E 2 - 24/10

Nosso encontro aconteceu no dia 24/10. Iniciamos, como é de costume, com uma revisão dos assuntos anteriormente estudados e com a apresentação dos resultados dos trabalhos realizados pelas cursistas com seus alunos.

Para dar início às atividades do TP1 - unidade 1, trabalhamos o texto em quadrinhos "Chico Bento - o orador da turma". A partir de então, estudamos a diferença entre dialetos e registros; as interrelações entre Língua e Cultura..; trabalhamos o quadro apresentado no TP1: as variantes em grau de formalismo segundo Bowen.
Na segunda unidade, trabalhamos as características da norma culta, da linguagem literária, da língua oral e escrita. Realizamos as atividades do AAA1, unidade 2, aula 5.

No segundo momento do nosso encontro, discutimos os temas dos projetos das cursistas; fizemos a leitura do projeto "Leitura e escrita" das cursistas da Escola Argentina Pereira Gomes, fazendo algumas observações para que as mesmas procedessem ao processo de reescritura do projeto.

Concertamos com as cursistas que durante as semanas que antecedem o próximo encontro elas deverão enviar por e-mail os projetos para que possamos dar uma orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ