Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

CASA DE ACOLHIDA





A Casa depois da pintura
Confraternização de Natal
NATAL  NA CASA
A Casa antes da pintura
Virgínia, Olga, Soraya, Miriam
Presentes para os acolhidos
A CASA DE ACOLHIDA da Prefeitura Municipal de João Pessoa é um lugar onde as pessoas em situação de rua se acolhem para receber orientação para uma reinserção na sociedade. Na casa encontram-se acolhidas pessoas de ambos os gêneros, na faixa etária de 30 a 50 anos. A Casa é coordenada pela Assistente Social Soraya Macedo, que, vale ressaltar, faz um excelente trabalho. Ela coordenou a pintura da Casa, a horta que foi feita, enfim, toda a melhoria da Casa ocorreu devido à dedicação desta assistente social.
Confraternização de Natal
horta
Confraternização Natal
A Casa após a pintura
Mônica, Olga, Soraya, Miriam
Os acolhidos recebem seis refeições diárias, atendimento psicológico, cuidados pessoais executados pelos educadores e pelas educadoras; orientação pelas assistentes sociais; capacitação para o trabalho, atendimento médico. A Casa recebe apoio de ongs que ajudam os acolhidos no que diz respeito a sua espiritualidade. Pois, de acordo com o historiador das religiões, Mircea Eliade, todo homem é religioso.
Compreendendo a espitualidade como sendo ontológica, nós realizamos  este evento, que recebeu a cantora Mônica Melo, que entoou lindos cânticos ao Senhor Jesus. Miriam tocou violão e cantou louvores a Deus.
Confraternização Natal
A confraternização aconteceu  no dia 21 de dezembro (pretenso dia do Fim do Mundo),  com direito a música, torta, refrigerantes e presentinhos, conforme as fotos. Para nós foi um privilégio estarmos junto dessas pessoas, pois a população em situação de rua é composta por pessoas como nós, ou seja, indivíduos que estão em busca de algum sentido para a vida frente à certeza do tempo e da morte. Pessoas incompletas que necessitam umas das outras, por isso precisamos acabar com o preconceito, a discriminação, o apontar de dedo, pois cada morador de rua tem sua história, um motivo que o levou a procurar a rua como a sua casa, como o lugar de acolhida, como lugar de proteção e como a mãe que alimenta e proteje. Portanto, dê à mão, ajude; em vez de criticar, procure saber a história de cada pessoa.
Este é o verdadeiro Natal,  pois o mandamento do Senhor diz: amai o próximo como a ti mesmo.
                                                                         FELIZ NATAL!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ