Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS

PROJETO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE ALUNOS AUTORES

CURSISTA: MATILDE MELO

ESCOLA: MARIA GENY

A cursista Matilde sempre procurou aplicar a metodologia do GESTAR II em suas salas de aula; trabalhou as atividades sugeridas nos TP e os textos e sugestões dos AAA. Nestas últimas semanas, iniciou um projeto visando corroborar as ações propostas durante os encontros, para tanto, iniciou os procedimentos didáticos a partir da leitura de textos do gênero conto, e a partir daí iniciou a atividade de produção textual. As fotos mostram a segunda etapa, onde os alunos já estão editorando seus texto. Matilde está de parabéns, uma vez que conseguiu despertar o interesse dos alunos quanto à leitura e à
elaboração textual.
















































PROJETO: CONTAR, RECONTAR PARA ENCANTAR
CURSISTA: TÂNIA ALVES E MARILENE COSTA
ESCOLA: CELESTIN MALZAC


Destes projetos apenas um foi concluído, durante dois meses as cursistas Tânia e Marilene, da Escola Celestin Malzac, planejaram, aplicaram este projeto através do qual os alunso puderam ouvir histórias, escrever suas próprias e contar histórias. Cada aluno elaborou um caderno com seus textos. Este foi um projeto bem interessante e envolveu toda as escola, pois foi apresentado em um evento do qual participou outra escola da comunidade. Os alunos se vestiram a caráter para contar e recontar os contos trabalhados. Parabenizamos as cursistas.

PROJETO: O RAP NA SALA DE AULA
CURSISTA: GRAÇA BESERRA
ESCOLA ALMIRANTE TAMANDARÉ



























































A cursista Graça está trabalhando este projeto juntamente com a professora Maria Aparecida Vale, professora de História desta escola. O projeto está em andamento, e as fotos mostram a segunda etapa do projeto quando os alunos estão apresentando suas pesquisas sobre o rap e o cantor selecionado - Gabriel Pensador -, para, a partir das letras de suas músicas, os alunos construirem os seus textos. Os alunos mostraram-se bastante interessados e participativos; a professora de História comentou sobre a importância da democracia para a aceitação deste estilo musical, uma vez que o rap procura denunciar os problemas sociais. Um dos alunos, Lucas, neste mesmo dia apresentou um rap criado por ele, antes mesmo dessa etapa de elaboração iniciar; foi muito legal a sua participação. As professoras estão de parabéns.
Estas cursistas são bastante esforçadas, assim como as demais, e estão bastante interessadas em continuar aplicando o programa do GESTAR II.






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ