Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

IDENTIFICAÇÃO DA FORMADORA

IDENTIFICAÇÃO

Virgínia Macedo de Souza Silva, RG nº 399.180, professora do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, exercendo atualmente suas atividades na EEEFM Professor Geral Lafayette Bezerra, Rua Felinto Escolástico com a Dom Bosco, s/n, fone (83) 3223-1442, vinculada à Secretaria Estadual de Educação sob o número de matrícula 87.537-6.
Graduada em Letras pela UFPB- Universidade Federal da Paraíba, desde 1982 e pós- graduada nesta mesma universidade no curso de especialização em Formação de Treinadores Para Alfabetização, desde 1996. Pós- graduada pela FIP- Faculdades Integradas de Patos: Fundação Francisco Mascarenhas, no Curso de Especialização em Gestão Educacional e Criatividade, desde 2004.
Coordenadora pedagógica do STEC – Seminário Teológico Evangélico Congregacional – entre os anos 2003 a 2009, onde lecionou as cadeiras Português I e II.
Participou de capacitações para docentes pela AETAL, pela SEDEC, entre outros cursos de pequena duração.
Professora voluntária de adultos ainda “não” letrados que residem na comunidade Renascer no município de Cabedelo/PB, trabalhando a linha freireana no processo de alfabetização.
Professora voluntária da Comunidade Bessamar da disciplina Teologia bíblica.
Professa o nome de Jesus Cristo como seu Salvador. Casada com o engenheiro agrônomo, Clóvis Coelho da Silva, mãe de dois filhos, Rodrigo Macedo Coelho da Silva, 30 anos, estudante, especial, e Rafaela Macedo Coelho da Silva, 26 anos, enfermeira do Hospital das Clínicas em Salvador/Ba, casada com Pablo Amorim, engenheiro elétrico da TENACE em Salvador/Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por postar um comentário. Tenha um pouco de paciência e logo seu comentário será exibido.

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ