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terça-feira, 5 de julho de 2011

O HOJE DA CRUZ: O INSTANTE DO PERDÃO

O HOJE DA CRUZ: O INSTANTE DO PERDÃO
*Virgínia Macedo de Souza Silva
Resumo: Este artigo discorre sobre a dialética do tempo em texto da Escritura judaico-cristã, percorrendo os caminhos da teoria do tempo em Bachelard.
Palavras-chave: DIALÉTICA DO TEMPO. ESCRITURA JUDAICO-CRISTÃ. EVANGELHO DE LUCAS.

“Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” (Salmo 2.7).
Encontramos, no Novo Testamento das Sagradas Escrituras, um texto escrito por Lucas – médico e discípulo de Cristo – em cujo capítulo 23, dos versículos 39-43, relata os fatos, que, segundo o filósofo Bachelard, “são atos”. Os atos ocorridos no instante da crucificação de Cristo, que, ladeado por dois malfeitores, estava prestes a entregar o seu espírito ao Pai. Contudo, mesmo sofrendo, ouviu atentamente àquele que lhe pedia socorro.
Lucas, então, descreve o instante da fala de um dos ladrões reconhecendo-se merecedor daquele castigo e reconhecendo, ainda, a não-culpabilidade daquele, cuja inscrição no topo da cruz denominava-o “O Rei dos judeus” (Lucas 23.38). Num instante de irrupção de fé, o ladrão, arrependido dos seus pecados, repreende o outro malfeitor e profere o seu discurso, que lhe garantiu o perdão: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino”(v.42). O pedido é imediatamente aceito pelo seu interlocutor – Cristo –, o qual lhe deu a garantia de entrada no paraíso: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Evangelho de Lucas 23.43).
O ato daquele malfeitor, isto é, a decisão instantânea resultou em vida, já que ir para o paraíso na companhia de Cristo significava passar daquele instante de dor, sofrimento, angústia e morte à vida eterna. É interessante notar que na enunciação de Cristo, o tempo, materializado no advérbio “hoje”, que indica tempo presente, foi seguido do verbo “estarás”, que indica tempo futuro. É possível afirmar que o tempo presente para Deus já está inscrito no tempo futuro.
Encontramos, ainda, o Hoje de Deus inscrito num passado, quando Ele se refere ao seu Filho unigênito no texto do salmo dois, versículo sete: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”. Esse Hoje se referia ao tempo imemorial, à eternidade, quando Deus havia feito seu projeto com o objetivo de salvar o homem por meio do seu Filho Jesus. No livro de Hebreus (Novo Testamento), capítulo 3, versículo 13, o escritor diz: “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje (...)”. Aqui, o escritor bíblico, inspirado por Deus, quis mostrar que Deus tem urgência em salvar aqueles que se arrependem.
O Hoje-passado do instante em que Deus gerou seu Filho, o Hoje-futuro – proferido na cruz, e o Hoje do tempo presente de Hebreus 3.13 traduzem o Hoje eterno de Deus. Os acidentes temporais constituídos no instante passado, no instante presente e no instante futuro conferem ao instante “a verdadeira realidade do tempo” (Roupnel). É num instante que Deus resolve abençoar o homem com perdão e salvação. A descontinuidade temporal dos atos de Deus confirma seu caráter atemporal, pois Ele é eterno, e, por isso, onipresente: está no mesmo lugar, em um mesmo instante; vai aonde é invocada a sua presença.
O hoje eterno de Deus abre um espaço no tempo àqueles que ainda hão de se arrepender e receber de Deus a salvação por meio de Jesus Cristo. “Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações(...)” (Hebreus 3. 7 e 8). O Espírito Santo, que é Deus, está oferecendo salvação no presente, para quem está hoje aqui, e no futuro, para aqueles que ainda virão a estar aqui. Portanto, a salvação não está circunscrita a uma época ou a um só povo; esta é para “todo aquele que nele crê”.

Um comentário:

  1. Almas perfumadas

    Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta, ou de sol quando acorda. De flor quando ri.

    Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.

    Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça, lambuzando o queixo de sorvete, melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher.

    O tempo é outro e a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.

    Tem gente que tem cheiro de colo de Deus, de banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.

    Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.

    Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo, sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.

    Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

    Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.

    Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.

    Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria, recebendo um buquê de carinhos, abraçando um filhote de urso panda, tocando com os olhos os olhos da paz.

    Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

    Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa, do brinquedo que a gente não largava, do acalanto que o silêncio canta, de passeio no jardim.

    Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo, corre em outras veia pulsa em outro lugar.

    Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos Deus está conosco, juntinho ao nosso lado e a gente ri grande que nem menino arteiro.

    Tem gente, como você, que nem percebe como tem a alma perfumada!

    E que esse perfume é dom de Deus.

    (Ana Cláudia Saldanha Jácomo)

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"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ