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segunda-feira, 7 de abril de 2014

VOCÊ É UMA PESSOA IDOVEM?


Pensando sobre a velhice que assombra o futuro de homens e mulheres e que, inexoravelmente, nos atingirá. E aqui abro um parêntesis para dizer: tomara que eu chegue lá! Mesmo querendo envelhecer porque assim ainda estarei viva, não gosto da ideia de envelhecer porque é muito triste ver seu corpo perfeito engordando, despencando; o rosto enrugando, e pior que tudo isso são as limitações físicas: as dores musculares, dores nos ossos; a visão diminuída, e tantos outros problemas que surgem com a idade. Por isso, a poetisa Cecília Meireles escreveu uma linda poesia que retrata o pensamento da maior parte das pessoas que perderam a juventude. Diz assim:
Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?

FONTE: Cecília Meireles MEIRELES, C. Obra poética. Volume 4. Biblioteca luso-brasileira: Série brasileira. Companhia J. Aguilar Editora. 1958. p 10.

De repente, as pessoas começam a te chamar de senhora. Meus Deus, eu sou uma senhora! Como isso me assusta. Enquanto esqueço o espelho acredito que sou ainda jovem, tenho desejos de jovem: voar de asa delta, escalar montanhas, caminhar em trilhas radicais, ficar de mãos dadas com meu amor e expressar todo nosso sentimento com beijinhos e abraços; vestir uma minissaia. Mas o espelho me mostra o ridículo em vestir roupas que não condizem com minha idade cronológica.
O pior de tudo isso é ter sua mente jovem presa num corpo que não consegue acompanhar a agilidade das ideias, e saber que cada vez mais as grades da idade te deixarão segregado, afastado da vida que está lá fora: o sol que brilha te convidando a uma caminhada, as águas do mar se oferecendo para te banhar, tantas coisas boas deixadas para trás porque você não consegue mais realizá-las. Resta apenas o conselho aos mais jovens: faça sua caminhada pensando na velhice, nela você precisará de um plano de saúde, de uma faxineira e alguém que te faça companhia, pois, com certeza, a velhice nos deixa viúvas, ou se somos solteiras, nos deixa solitárias. A maioria das pessoas não gosta de cuidar de velhos. Que coisa terrível!  Por isso é preciso poupar para poder pagar quem cuida de você, ou então você poderá ser enviado para um asilo.
Contudo, ainda sou uma mulher idovem. Criei essa palavra porque não sou mais jovem, mas também ainda não sou idosa, e me recuso a ser chamada de idosa porque ainda estou na faixa dos 50, ou mesmo quem está na faixa dos 70. Assim, criei esse verbete:
IDOVEM – adj. comum de dois gêneros. Pessoa que não é jovem nem idosa e que está entre a faixa etária de 50 a 70 anos e tem a mente jovem.
Mente jovem esse é o segredo de envelhecer sem ser excluído pelos jovens; a conversa de uma pessoa madura, mas que tem a mente jovem é aceita. Sabe, vou confessar: adoro conversar com jovens, eles têm boas ideias, falam do futuro e de suas conquistas; enquanto a maioria das pessoas de  minha idade falam mais sobre doença, do remédio que estão tomando, de suas dores e tristezas. Menino, a gente sai de um papo desse mais velho do que é. Por isso é bom conversar também com as pessoas “idovens” porque ainda têm sonhos, metas, projetos e desejos.
Falando em desejos, Rubem Alves, em seu livro “O que é religião”, diz que o desejo está “amordaçado, em ferros, reprimido, recalcado, proibido de fazer ou dizer o que deseja, sem permissão para ver a luz do sol, condenado a viver nas sombras [...] O desejo grita: ‘eu quero!’ A sociedade responde: ‘Não podes’, ‘Tu deves’. O desejo procura o prazer. A sociedade proclama a ordem” (ALVES, 2013, p.88-89).
A sociedade brasileira tem uma visão bastante pejorativa do velho. Infelizmente, aqui, as pessoas maduras, com experiência são relegadas ao ostracismo porque acredita que pessoas idosas só dão trabalho. Não reconhecem as ferramentas que ele deixou no caminho por onde passou necessárias à construção de uma sociedade melhor.  O passado é uma ponte por onde o jovem tem que passar para chegar no futuro. Nós, idosos, idovens, construímos as bases do futuro. Lembrem-se disso os jovens.
Esse papo está ficando chato. Parece conversa de velho. Mas é tão bom ter seu trabalho e esforço reconhecidos. Como é bom ser reconhecido! Quer agradar uma pessoa  idovem ou uma pessoa idosa, reconheça e agradeça o que ele fez por você, mesmo que não tenha sido diretamente para você, mas você é parte da sociedade e dela usufrui muito mais do que nós ou nossos pais usufruíram. Naquele tempo....Deus nos livre....era tudo tão difícil: ter um carro, uma casa, roupas, adereços, comida....tudo era muito difícil. Hoje, a maioria dos jovens têm seus desejos atendidos. Não é verdade? Enfim...
Mas eu sou uma mulher “idovem” e tenho desejos e sonhos: quero ir à Europa, conhecer o “Velho Mundo”, pois tem tanto a nos ensinar, ele fez a nossa história por isso quero conhecê-lo. Quero voltar mais uma vez para a Academia (universidade) para adentrar nos novos conhecimentos e ter mais sabedoria para aconselhar; mas quero também continuar na academia (lugar onde se cuida do corpo) fazendo musculação para que a corpo não despenque tão depressa. Sonhos, como é bom sonhar!
Os desejos dos idovens são desejos que fazem bem a ele e a todos que o cercam. Por exemplo, eu quero ser avô Não é legal? Pretendo curtir meus netinhos, e eles farão companhia a seus pais, vão dar trabalho, é verdade, mas é maravilhoso ter filhos. Veja como o desejo de ser avô faz bem a todos. Nós desejamos que nossos filhos criem asas e conheçam lugares que não tivemos oportunidade de conhecer; sejam reconhecidos, ganhem prêmios, tentem mudar o mundo para melhor, façam boas-obras, sejam solícitos, estendam a mão aos necessitados e cuidem de seus velhos, e os respeitem, e os amem, e os queiram perto de si, porque é só isso que queremos: amor. Não só os idovens, todos querem ser amados.
Amar, amar e amar é este afinal o desejo de todos. Vamos amar então!


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"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (

"O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ" (
Sorrir ainda é a melhor estratégia: devemos estar sempre com um sorriso nos lábios para contagiar nossos cursistas.

LEITURA OBRIGATÓRIA

  • - A Bíblia Sagrada
  • - O livro didático de Português: múltiplos olhares, org. por Dionísio e Bezerra
  • - O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo;
  • - O Nome da Rosa
  • -Estética da Criação Verbal, de Mikhail Bakhtin;
  • - Gêneros orais e escritos na escola, org. por Schneuwly e Dolz;
  • - Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos, de Mária do Rosário Gregolin;
  • - Novas Tendências em Análise do Discurso, de Dominique Maingueneau;
  • - Alfabetização e Letramento, de Magda Soares;
  • - Hipertextos E_gêneros_Digitais, org. por Marcuschi e Xavier;
  • - Leitura: múltiplos olhares, org. por Carvalho e Lima;
  • - Teologia Sistemática, de Charles Hodge;

FILMES INTERESSANTES

- O Ilusionista
- Quem quer ser um milionário?
- Em nome de Deus
- As adagas voadoras
- Os narradores de Javé
- O leitor
- entre outros....

Sequência didática para o estudo com gêneros textuais segundo Schneuwly (2004).


1º - O PROFESSOR FAZ A APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO:
1-Qual é o gênero que será abordado?
2-A quem se dirige a produção?
3-Que forma assumirá a produção?
4-Quem participará da produção?

2º O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR SEU TEXTO

PRODUÇÃO INICIAL

3º MÓDULOS (aqui o professor vai, juntamente com os alunos, trabalhar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da produção; podem ser vários módulos)

1-O gênero escolhido está de acordo com a finalidade?
2-O texto é coerente e coeso?
3-Os meios de linguagem são eficazes para o gênero escolhido?

4º Após o processo de reescritura, o aluno estará pronto para a sua produção final.

PRODUÇÃO FINAL

RENÚNCIA

RENÚNCIA
A CRUZ